O Projeto Mundiar é uma política
educacional de distorção idade/ano do ensino fundamental e médio, que
oportuniza aos alunos a conclusão de seus estudos em menor tempo com o ensino
fundamental concluindo os módulos de estudos no período de dois anos e o ensino
médio concluindo os módulos de estudos no período de 18 meses. Desenvolvendo
uma proposta pedagógica através da metodologia telessala.
No município de Santarém o
Projeto Mundiar teve o seu início no ano de 2014, atendendo até o ano de 2020 o
quantitativo de 1.600 alunos. Funcionando em 11 escolas, totalizando 41 turmas ofertadas no ensino médio (1.025 alunos
matriculados), 23 turmas ofertadas no ensino fundamental (575 alunos
matriculados).
A dinâmica do processo educativo
envolve aulas presenciais, assíncronas, atividades dinâmicas criativas e
integradoras. Com indicação de uma educação híbrida (acontece em vários
espaços, tempos/o estudante aprende em sala de aula, sozinho, com colegas). Envolve
diferentes formas de aprender e de ensinar, tais atividades conjugam o poético,
lúdico e científico. Concepção de educação como prática de liberdade autonomia
e cidadania, que estimula o desenvolvimento de competências e habilidades para
a formação do sujeito enquanto cidadão crítico e reflexivo da sua realidade.
Adota-se a abordagem
construtivista-interacionista (Promoção da construção do conhecimento do
estudante com o mundo/nada está pronto e acabado/o conhecimento não é algo
terminado/interação do estudante com meio físico-social-ação)
O estudante é corresponsável por
seu próprio processo de formação, o autor da sua própria aprendizagem (através
da Leitura, escrita, discussão, resolução de problemas, síntese, analise,
avaliação) e o docente, o facilitador pedagógico.
Avaliação envolve um procedimento
permanente e contínuo.
OBJETIVOS:
*Corrigir o índice de distorção
idade-ano dos estudantes de Ensino Fundamental anos finais (13 a 16 anos) e
Ensino Médio (17 a 20 anos) da Rede Estadual de Ensino do Pará
*Fortalecer o desenvolvimento
pessoal, socioemocional e cognitivo dos estudantes (oportunidades para que
aconteçam mudanças que desencadeiam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e
social).
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