Programas/Projetos


PROJETO MUNDIAR 
O Projeto Mundiar é uma política educacional de distorção idade/ano do ensino fundamental e médio, que oportuniza aos alunos a conclusão de seus estudos em menor tempo com o ensino fundamental concluindo os módulos de estudos no período de dois anos e o ensino médio concluindo os módulos de estudos no período de 18 meses. Desenvolvendo uma proposta pedagógica através da metodologia telessala.
No município de Santarém o Projeto Mundiar teve o seu início no ano de 2014, atendendo até o ano de 2020 o quantitativo de 1.600 alunos. Funcionando em 11 escolas, totalizando 41 turmas ofertadas no ensino médio (1.025 alunos matriculados), 23 turmas ofertadas no ensino fundamental (575 alunos matriculados).
A dinâmica do processo educativo envolve aulas presenciais, assíncronas, atividades dinâmicas criativas e integradoras. Com indicação de uma educação híbrida (acontece em vários espaços, tempos/o estudante aprende em sala de aula, sozinho, com colegas). Envolve diferentes formas de aprender e de ensinar, tais atividades conjugam o poético, lúdico e científico. Concepção de educação como prática de liberdade autonomia e cidadania, que estimula o desenvolvimento de competências e habilidades para a formação do sujeito enquanto cidadão crítico e reflexivo da sua realidade.
Adota-se a abordagem construtivista-interacionista (Promoção da construção do conhecimento do estudante com o mundo/nada está pronto e acabado/o conhecimento não é algo terminado/interação do estudante com meio físico-social-ação)
O estudante é corresponsável por seu próprio processo de formação, o autor da sua própria aprendizagem (através da Leitura, escrita, discussão, resolução de problemas, síntese, analise, avaliação) e o docente, o facilitador pedagógico.
Avaliação envolve um procedimento permanente e contínuo.
OBJETIVOS:
*Corrigir o índice de distorção idade-ano dos estudantes de Ensino Fundamental anos finais (13 a 16 anos) e Ensino Médio (17 a 20 anos) da Rede Estadual de Ensino do Pará
*Fortalecer o desenvolvimento pessoal, socioemocional e cognitivo dos estudantes (oportunidades para que aconteçam mudanças que desencadeiam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social).




Nenhum comentário:

Postar um comentário